Clifton ´´Larry´´ Lawrence aka Larry Ethnic era um produtor do reggae nascido na Jamaica em torno de 1947, Larry começou sua carreira na indústria musical quando ainda era adolescente, gravando ‘Garden Of Eden’ para os registros de Beverley de Leslie Kong em 1963. Dois anos mais tarde mudou-se para o Reino Unido onde encontrou o emprego como um motorista de caminhão, ao que igualmente lançou seu próprio sistema de som, fazendo eventualmente sua marca como um produtor com um número de lados pelo cantor basedado em Londres, o Junior English que considerou a edição de ´´Big Shot in the Spring´´ na Trojan em 1970. Sobre os próximos anos , continuou a produzir o talento local para a Trojan (sua saída que está sendo emitida em impressões da Big Shot, Jackpot e Duke ), ao igualmente licenciar o material às etiquetas recentemente dadas forma,como a Torpedo (criada pelo front-man dos Equals, Eddy Grant e a de Junior Lincoln’s Bamboo , junto com as gravadoras de longo tempo estabelecidas como a Melodisc de Emile Shalit. Ao longo deste tempo, Larry igualmente atuou como um gerente não oficial da estrada para os vários executores jamaicanos (que incluem Lee Perry & Upsetters), um papel que continuou a empreender para o restante da década, assegurando as exigências de visitas estrelares como Bob Marley & The Wailers,que eram sempre encontrados por lá. Este papel conduziu a uma associação próxima com Bruce White e Tony Cousins que operaram a Commercial Entertainments, uma agência de Tony dos artistas da música que se especializou em assegurar atos de artistas jamaicanos que visitavam a Inglaterra, e após isso a Creole Records contratou seus serviços como produtor. Entre suas produções deste período foram um número de gravações superiores com Dave Barker e Bobby Davis dos Sensations, muitas das quais saíram na edição da Trojan,o LP ‘In The Ghetto’. Em 1973, Larry estabeleceu tomadas de varejo em Kensal Green e Kilburn High Road no norte de Londres e lançou sua própria etiqueta Ethnic, em que liberou primeiramente suas próprias produções assim como aquelas por Lee Perry. Entre os mais bem sucedidos de seus trabalhos deste tempo foram ‘Rock Back’ e ‘Jenny Jenny’ dos Selectors, ‘So Long Baby’ de Jimmy Strathden,seu próprio hit ‘King Boxer’(no qual se creditou como sendo King Duke) e dois singles finos pelo ex Mohawk ,Sidney Rogers: ‘Miracle Worker’ e ‘Another Lonely Night’.. Um ano após o lançamento da Ethnic, Larry começou uma segunda impressão, Fight, que depois se juntou nos laços da distribuição com a Creole e a EMI,e fundiu com o anterior para criar a Ethnic Fight,que continuou a operar nos anos 80.Também fundou uma banda de dub chamada Ethnic Fight Band ,que gravou dois álbuns ´´Out Of One Man Comes Many Dubs´´ em 1975 e ´´Music Explosion´´,também nos anos 1970´s.A nova etiqueta continuou a focalizar muitas de suas saídas em cima de suas próprias produções e trabalhos jamaicanos,produzidos pelos gostos de Lloyd Campbell e Lee Perry, os últimos que fornececeram notáveis singles como o de George Faith ‘To Be A Lover’,de Leo Graham’s ‘Pampas Judas’ e o excelente ‘Mumbling And Grumbling’ por Junior Byles.Larry mudou seu negócio para a pista de Coldharbour em Brixton em 1976, no sul de Londres que permaneceu sua base para o restante de sua vida com sua a loja de gravação mais tarde que sendo convertida em um restaurante indiano ocidental popular. Embora Larry sempre gravasse, nos anos noventa tinha ficado desiludido com o sentido da música jamaicana e um pouco porque o material novo ganhou destaque,mas muitas das saídas da etiqueta nova destacou essas saídas mais adiantadas. Larry Lawrence foi uma parte integrante no crescimento e desenvolvimento da cena britânica do reggae durante todo os anos setenta e sua divisão, vindo tão logo em seguida de Roy Shirley, é contudo um outro grande sopro significativo à herança jamaicana rica da música do país.Sua 'Ethnic Fight Band' era uma guisa para uns muitos grupos diferentes de músicos que gravam para Larry Lawrence. Em algumas dessas sessões você poderia encontrar a formação original completa dos Wailers que incluem Carly, Familyman e Ranny Bop em outro a banda do revestimento protetor consistiria em membros do ' Harry J Allstars' como o baterista Max Edwards,o baixista Junior Dan, o tecladista Leslie Butler, etc.Quando as gravações de Larry foram feitas na Inglaterra você poderia encontrar pessoas como Sonny Bins e Jah Bunny tocando.Gravou o disco Larry Ethnic Meets The Wailers,e este foi um bom achado. Os Wailers,ex banda de Bob Marley que suporta alguns dos vocalistas mais proemenientes da Jamaica. Este álbum consiste em versões de reggae de algumas canções populares durante esse tempo. Liberado em 1975 que caracterizava os Wailers sempre pesados e pegajosos que forneciam a batida certa aos cantores com alma.Lovers reggae de toda a maneira.O disco contou com Aston ´´Familyman Barrett no baixo,guitarra rítmica e piano,Carlton Barrett na bateria e percussão,Bob Marley na guitarra de ligação,Ronnie Bop na guitarra solo,Ron Elliott no sintetizador e Earl Wire Lindo e Winston Wright no órgão e Pablov Black no piano. O Larry Lawrence faleceu em agosto de 2008, após finalmente ter perdido uma longa batalha de encontro ao câncer.
Mas deixou um bom legado e a produção de discos como Dave & Ansel Collins ´´ In The Ghetto´´ em 1975,Sydney Rogers ´´Miracle Worker´´ em 1974,e o de Pat Kelly ´´Srevol´´ nos anos 1980´s.
Mas deixou um bom legado e a produção de discos como Dave & Ansel Collins ´´ In The Ghetto´´ em 1975,Sydney Rogers ´´Miracle Worker´´ em 1974,e o de Pat Kelly ´´Srevol´´ nos anos 1980´s.
Faixas:
01 - Dub Explosion
02 - Keep On Dubbing
03 - See Deh Dub
04 - In The Mood Rocker
05 - Jacqueline Rocker
06 - Imperial Dub
07 - Lorane Rocker Dub
08 - Rock Steady Rocker
Link Para Download:
Nenhum comentário:
Postar um comentário