quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alton Ellis - Deliver Us + Version

Alton Ellis nasceu na Jamaica em 1940, na capital Kingston. Ele começou sua carreira ainda adolescente como dançarino no concurso de calouros 'Vere John Oportunity Hour', ganhando o primeiro lugar em dois anos seguidos. Em 1958 Eddy Perkins o convidou para montar um duo vocal, em uma das primeiras gravações comerciais da Federal Records, o mais antigo estúdio da ilha caribenha. Para se ter uma idéia de como era o trabalho de gravação naqueles tempos, tudo era feito com um só microfone. Os cantores ficavam mais perto do mesmo enquanto que os instrumentistas iam se agrupando em volta, ficando a distâncias variadas, de acordo com a intensidade desejada para cada um. O duo Alton & Eddie se especializou em interpretar canções baseadas no rhythm & blues, estilo que dominava as paradas jamaicanas da época. O primeiro sucesso foi ‘Muriel’.
Ellis também faria algumas gravações com mensagens contrárias aos 'rude-boys' (grupos de jovens que barbarizavam nos bailes e, eventualmente, cometiam alguns crimes - ver a letra de 'Johnny Too Bad' nas Letras Traduzidas) para o estúdio Treasure Isle, de Duke Reid, com o nome de Alton Ellis and the Flames. Era a hora do rocksteady (estilo que se seguiu ao ska) e a voz privilegiada de Ellis foi mais notada. Foi uma canção dele, 'Get Ready - Let's do Rock Steady', a primeira a usar o nome deste estilo musical em um título. Ellis logo deixou os rudies de lado e se concentrou nos temas românticos e nas regravações de clássicos da soul music, alcançando os primeiros postos da parada de sucessos da Jamaica durante os anos 1965-1966, com clássicos como 'Girl I've Got a Date' e 'Cry Tough'. Foi na Treasure Isle que Ellis lançou o disco considerado como marco definitivo do rock steady, ‘Mr. Soul of Jamaica’, relançado recentemente pela gravadora americana Heartbeat com o nome de ‘Cry Tough’.Também teve um duo vocal de suçesso com sua irmã Hortense,denominado Alton & Hortense Ellis,com muitos álbuns e músicas de suçesso. Era no estúdio de Duke Reid que Ellis se sentia em casa, como ele mesmo declarou. Lá ele podia ter como backing vocals cantores do quilate de Ken Boothe, John Holt e Pat Kelly (e ele retribuía fazendo o mesmo nas gravações dos amigos). Era uma época em que todos eram jovens e buscavam reconhecimento, não se importando muito com dinheiro.
Hoje, com os variados estilos de reggae convivendo de forma mais pacífica, Alton Ellis continua se apresentando e gravando esporadicamente, sempre com um alto padrão de qualidade. Com mais de 40 anos de carreira, é uma referência quando se fala em cantores jamaicanos, reconhecido como o principal 'soul man' da ilha.
Alton Ellis infelizmente faleceu em 10 de abril de 2008,aos 70 anos,o artista tinha sofrido com um câncer linfático.

(Blank 69 - A) Alton Ellis - Deliver Us
(Blank 69 - B) Alton Ellis - Deliver Us Version

Link Para Download:
http://www.mediafire.com/?h6h8ovb05hv17rt

Nenhum comentário:

Postar um comentário