sexta-feira, 22 de abril de 2011

Natural Ites - Natural Ites In Ites


 A vida da banda Natural Ites começou em Nottingham, Inglaterra em 1982 e sua música tornaram-se conhecidas através do comprimento e da largura da fraternidade do reggae pelo seu calor e pelo frescor durante todo os anos 80. Com a liberação de seu primeiro álbum em 1985, rapidamente tornaram-se uma banda bem respeitada durante toda a Grã Bretanha ,e além e foram-se na liberação dois mais álbums e um punhado de clássicos e singles antes finalmente de estourar em um dia em 1990.Muitos fãs do reggae assistiram o ensaio da banda, o cantor-compositor Ossie Gad continuou a executar os números clássicos da banda ao lado de seu próprio material e reformou o Natural Ites com o sócio Percy McLeod com planos para gravar e excursionar em 2001. Havia as vibes positivas de um álbum novo, gravado com Dub Judah, era para ser lançado em 2002 mas nunca materializou-se.Contudo,o Percy Dread McLeod estêve no estúdio e está pronto para liberar seu primeiro álbum solo em 2006.
A banda racha primeiramente, do ocorrido quando apareceram nos Rockers Roadshow, a mostra da televisão, hospedado pelo DJ jamaicano Mikey Dread ,que produziu o show do talento mais fino de Nottingham. Sua estréia,Picture on the Wall, produzido por Ossie Samms (conhecido agora como Ossie Gad) primeiramente foi liberado em 1983 em sua própria etiqueta Realistics, escalando o alto das cartas do reggae e foi transformar-se num clássico das raizes por anos a fio. Airplay no rádio 1 de BBC no detalhe, alargado a apelação da banda e do fã-clube, combinados com as sessões ao vivo para o DJ de rádio superior John Peel (passado em 13 junho de 1983 com Jah Love This, Jah Holy Hills, I Want Your Love and Suffer) e com Janice Long. Umas aparências adicionais na televisão incluíram Channel 4's The Tube,e o giro constante em torno do país, ajudaram ao grupo a se manter no topo das paradas inglesas,sem nenhuma partiçipação média para um membro independente do reggae. O primeiro álbum da banda, intitulado também Picture on the Wall, foi liberado com grande aclame crítico em 1985. Os vocais de ligação foram compartilhados entre Ossie Samms, Percy “JP” McLeod e Neil Foster, com uma disposição dos músicos,conheçida como The Realistics, fornecendo o ritmo e as seções de metais no álbum.
O album Picture on the Wall, liberado na etiqueta de CSA e produzido por Johnny White, provou ser um trampolim principal para o grupo. Samms McLeod (quem tocou também a guitarra rítmica) e compartilhou da escrita das cançoes e os deveres dos vocais da ligação e foi suportado por Lenroy Guiste da banda The Regulars (baixo), Paul Prince(guitarra de ligação), Marcus Hodges e Winston Williams (teclados), Alton Rickets e Chester Marzink (bateria), Albert “Eitiko” Barnes (trombeta) e Hugh Duffus (sax),entre outros. A gravação ocorreu em Londres e em Nottingham, sua cidade natal, com mixagens nos estúdios Aquarius Studios na Jamaica. A segunda faixa ,Lion Inna Jungle,seguiu rapidamente sua liberação bem sucedida inicial e como Picture on the Wall, tornou-se numa das raízes clássicas entre seguidores do reggae mundial.John Peel forneceu com uma segunda sessão ao vivo em sua mostra do rádio em 11 junho com as faixas Pull Together, Rastafari, Your Love e Guide Me With The Tide.
Dentro de um ano, um terceiro single, Lately,fazia um impacto maior e remanesceu no ponto do número um nas cartas do Reggae do Reino Unido por seis semanas, dando forma à espinha dorsal de seu segundo album,Marvellous,liberado em 1987.Por este tempo, Neil Foster tinha partido deixando Samms e McLeod como líderes,com o mesmo núcleo do The Realistics,de Guiste,Prince,Hodges, Williams,Barnes e o Duffus,membros principais com Dennis Cole agora na bateria e com Wil Fearon na percussão.O estúdio Marcus Garvey Studios em Nottingham era sua casa de gravação, outra vez sob o controle de Johnny White,o produtor, com o álbum liberado na etiqueta de gravação de Realistics Record. Um outro único single,Cry For You, foi liberado, seguido por uma versão da canção dos Temptations,I Wish It Would Rain and Happen All Over Again.
O terceiro álbum da banda e final, NaturalItes In Ites, foi liberado em 1989. Entretanto, não fêz o mesmo impacto que suas liberações precedentes e marcou o começo da extremidade do fim para a banda de Nottingham,a mais fina. McLeod e Samms continuaram a compartilhar dos deveres da escrita e cantar com o back-up familiar de Guiste,Prince, Barnes, Duffus e Fearon, juntados por Chris Whitely, por Winston Squires e pelo retorno de Chester Marzink. Dentro desse ano os membros da banda tinham se separados e a fraternidade britânica e o mundo do reggae tinha perdido um de seus exponentes mais relevantes.
Com sua parceria e com o McLeod em hibernação,Ossie Gad decidiu por uma carreira solo que faça exame dele aos cantos distantes do mundo, executando seus próprios clássicos materiais e dos Naturais Ites na África, Europa, EUA, Austrália e Nova Zelândia, no Caribe e no Havaí. Executou ao lado de alguns nomes grandes do reggae includindo Aswad,Burning Spear,Mighty Diamonds,Dennis Brown,Max Romeo,The Abysinians e Israel Vibration,apenas para citar alguns nomes, e liberou seus próprios álbums no Reino Unido ('King David Offsprings' com Bobby Melody na Realistic Records),na Nova Zelândia ('Live in New Zealand'” com o grupo Jah Remnant Crew),na Suíça (4 trilhas em um album de compilação chamado 'Love Jah More'na etiqueta Rootsman Productions) e no Havaí (chamado trilha Lover´s Rock 'Year to Year' na colaboração com o grupo Heartical Crew e liberada em julho 2001 em um album de compilação,Roots Music III by Quiet Storm Records).
Gad era louco para retornar a suas raizes e junto McLeod, reformaram a banda em 2001. Disse naquele tempo,que as pessoas ao redor do mundo sabem o nome e as canções do Naturais Ites, e tornando-se como um artista de solo, é hora de trabalhar outra vez com outros cantores para ´´recapturar o tipo do som que original que nós encontramos com o grupo original´´,disse. O Natural-Ites retornou á Grã Bretanha recém chegado de uma aparência no Festival de jazz de Montreux em julho desse ano e de um desengate a Havaí para promover sua nova liberação 'Year to Year”. Depois de uma aparência bem sucedida no Carnival de Nottingham, apareceram também em Birmingham em setembro 2001. Ossie juntando Gad no estágio era seu sócio original, Percy McLeod, Marcus Hodges em teclados e Dub Judah no baixo. Uma aparência do festival em Paris seguida e lá era a conversa na altura, de liberar um album com versões atualizadas das faixas mais memoráveis da banda, entretanto, nunca materializou-se. Ossie excursionou na Europa e gravou com a banda baseada em Manchester, Nucleus Roots em 2003, que incluiu duas de suas trilhas,Anything U Want and Together Again,do álbum Heart of the Matter. E excursionou também com o Misty in Roots e outra vez com a banda Nucleus Roots em 2004, executando shows na África do Sul no fim de 2005.
No fim de 2005 , o Percy Dread McLeod emitiu-me uma cópia de seu novo álbum solo,chamado Upside Downside, produzido por seu compatriota Lenroy Guiste da Realistics. O CD é excelente e inclui um vídeo da trilha do título do álbum.O próprio Guiste é o baixista com as bandas Royal Roots e Porcelain Dolls Bands. Percy continuou a escrever e diversificar-se a si mesmo em estilos musicais diferentes tais como o hip-hop, como um rastafariano, o reggae remanesce em seu núcleo e o CD novo nunca vagueia longe de sua opinião. Trabalhou como um professor de vocal para jovens, como parte das habilidades de sua vida fez programas e fez uma série de aparências pessoais no Midlands e no North West, culminando com um entalhe no Festival ao vivo da música de Nottingham em agosto. Suportado por uma banda de oito partes, Percy entregou sete trilhas de seu CD novo, deleitando as grandes audiências do Arboretum com um desempenho mestre. Em seguida na agenda é um apareçimento na cena popular do reggae na Europa média..
Sobre ´´Upside Downside´´:Percy Dread produziu um CD solo de qualidade superior, combinando junto uma mixagem antiga,com faixas novas e frescas, e o velho/moderno dos clássicos,re-lido e trazido do passado,o que demonstra que sua voz não perdeu nenhumas de suas qualidades doces e harmoniosas. Nunca vagueia longe de sua opinião de Rasta,e acopla o ouvinte com uma série de harmonias fortes e das linhas pegajosas do coro, que engancham o ouvinte no momento. Quatorze trilhas e 55 minutos da música poderosa das raizes,e pontapés para fora no estilo fino com uma das ofertas das mais fortes do album ,seguiram pela trilha do título (com vídeo), Upside Downside. A força do Percy Dread são suas agitaçoes no palco e a qualidade emocional da voz, essas qualidades surgem em ambas estas canções.É o primeiro dos clássicos dos três do Natural Ites,Love Jah (sempre uma de minhas favoritas pessoais) e Jah Works Mamma é a outra, que recordam os dias de glória dos anos 80's em que o grupo estava no auge de seu sucesso. Estas lembranças e outras canções de revival como Dungeon e Foggy Road, em que o Percy Dread respirou uma vida nova, o disc-jockey para a posição ao lado das novas ofertas resistentes como Guide Me e Can't Look Back. Minha faixa favorita é Many Will Be Called, com sua vibe mais menos rootsy, mais mecânico, embora o descanso presente do Percy Dread a nós mais do que compensa. Um retorno impressivo ao sucesso para uma banda que foi a melhor da Grã Bretanha,entre os cantores do reggae das raizes...

Faixas:
01 - The Way I Feel
02 - Back To Loving
03 - Cry For You
04 - Last Days
05 - Rasta Youth
06 - Jah Is Marvellous
07 - Lately
08 - Sweeter Than Wine
09 - Someone Else
10 - I Love Jah
11 - What About The African

Link Para Download:
http://www.megaupload.com/?d=KP18F3UB
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário